O protocolo de intenções foi assinado entre as universidades estaduais paulistas, a Frente Nacional de Prefeitos e a Associação Paulista de Municípios
A USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) assinaram um protocolo de intenções com a Frente Nacional de Prefeitos e a Associação Paulista de Municípios para a implementação da Agenda 2030 nos municípios do Estado de São Paulo.
O documento manifesta o interesse das partes envolvidas em cooperar para a implantação de ações em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. O objetivo é que, com o conhecimento gerado pelas pesquisas acadêmicas, articulação política e o fortalecimento do diálogo das esferas estaduais e municipais, seja possível avançar para que, de fato, a qualidade de vida da população do território paulista seja transformada positivamente.
A cerimônia de assinatura foi realizada na abertura da Virada ODS, evento organizado pela Prefeitura de São Paulo para chamar a atenção da sociedade para o tema, que teve ainda uma palestra do ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, que estava à frente da entidade no lançamento dos ODS, entre outras atrações.
O chefe de Gabinete da Reitoria e coordenador do Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Arlindo Philippi Junior, que está à frente do projeto, destaca que “a nova gestão da USP tem feito um investimento importante para o desenvolvimento de projetos que permitam atender aos ODS, a partir de várias ações, com destaque para o Programa Eixos Temáticos, buscando ampliar a projeção nacional e internacional da Universidade e a aproximação com a sociedade”.
Para o coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas, que representou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na cerimônia, “este documento permitirá que haja uma aproximação mais efetiva da USP com os municípios do Estado, os pesquisadores poderão levar o conhecimento de pesquisa produzido na universidade para mais perto dos cidadãos”.
A coordenadora da Comissão ODS do Governo do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava, ressalta a relevância da parceria com a Universidade. “A USP já desenvolve diversos projetos de pesquisa que acompanham os ODS. Nada mais natural que esse investimento se consolide com a assinatura deste Protocolo que dará mais densidade para as ações que aproximam a ciência das políticas públicas”, afirma.
Por Jornal da USP