Materiais de referência para a agricultura no Brasil

Quando vamos ao supermercado fazer compras com a lista que alguém preparou, o que garante que vamos trazer o que foi solicitado é o fato de termos a mesma referência do produto, ou seja, sem nos darmos conta, comparamos as características do produto na prateleira com o que temos de informação do mesmo (material de referência) e sabemos se é ou não aquilo que desejamos.

Materiais de referência produzidos pela Embrapa Pecuária Sudeste

Pensando de modo mais amplo, materiais de referência são padrões (substâncias ou materiais) com as mesmas características do que procuramos e que podem ser usados na calibração de equipamentos (por exemplo, fazendo com que um quilo tenha a mesma massa em qualquer lugar), no controle e atribuição de valores a outros materiais e para o desenvolvimento de métodos de controle ou produção.

A Mestre em Engenharia Química Mayumi Silva Kawamoto, apresentará uma visão geral sobre o andamento da produção de materiais de referência para a agricultura no cenário nacional, explicitando as etapas necessárias para a produção frente às normas e orientações pertinentes, em seminário que profere na sexta-feira, 1 de julho, ás 10h, no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

“A qualidade dos produtos agropecuários é avaliada através de análises químicas e o Brasil ainda não produz materiais de referência certificados (MRCs) em quantidade suficiente para suprir a demanda. Dessa forma, a aquisição depende da importação de países produtores, que os comercializam a custos elevados”, explica. Mayumi chama a atenção também para o fato de que “para muitos setores não há disponibilidade de materiais adequados às necessidades brasileiras, uma vez que cada país produtor usualmente visa atender sua própria demanda. Com isso, o domínio da tecnologia para a produção de materiais de referência no Brasil representa um avanço estratégico por colocar o país em condições de fornecer materiais específicos às próprias necessidades.”

A PALESTRANTE

Mayumi Kawamoto tem formação em Engenharia Química e atuou junto à Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP e junto às Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A – ELETROBRÁS-ELETRONORTE, tendo acumulado experiência nas áreas de controle e gestão ambiental e Química Analítica e Ambiental.

É aluna de doutorado na área de concentração Química Analítica junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, sendo orientada pela Dra. Ana Rita de Araújo Nogueira, pesquisadora da EMBRAPA credenciada junto ao programa.

Para saber mais sobre a palestrante: http://lattes.cnpq.br/2237815241908895

SEMINÁRIO

“Produção e Certificação de Materiais de Referência para a Agricultura”
MSc. Mayumi Silva Kawamoto (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)