A atividade é online e destinada a alunos de cursos de licenciatura e professores da educação básica e superior; inscrições abertas até 20 de maio

O curso é ofertado na modalidade online assíncrona e totaliza 20 horas. Os conteúdos ficarão disponíveis na plataforma AVA Moodle USP, podendo ser acessadas de 27 de maio a 17 de junho. (crédito da imagem: Freepik)
Que tal se capacitar para planejar aulas mais acessíveis e inclusivas? Esse é o principal objetivo do curso de extensão Acessibilidade educacional em processos de ensino e aprendizagem na formação inicial do professor, que será oferecido gratuitamente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Destinado a alunos de cursos de licenciatura, podendo também participar professores da educação básica e superior, o curso tem como meta contribuir para a formação do professor acerca da inclusão educacional de estudantes com deficiência e condições neurodivergentes. Sob a coordenação da professora Renata Cristina Geromel Meneghetti, docente do ICMC, o curso será ministrado em conjunto com a pós-doutoranda Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço, e será ofertado na modalidade online assíncrona, totalizando 20 horas.
Para participar, basta se inscrever, até dia 20 de maio, por meio do Sistema Apolo da USP neste link: https://icmc.usp.br/e/0112d. Há 20 vagas disponíveis. Terão prioridade nessas vagas quem é estudante de cursos de licenciatura da USP e já tenha cursado ou esteja cursando alguma disciplina de estágio supervisionado.
Durante o curso, os participantes ficarão por dentro de práticas balizadas pelos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, DUA, o qual preconiza a necessidade de criar uma abordagem educacional flexível para todos. Abarcando desde os aspectos legais até as práticas pedagógicas do cotidiano escolar, o curso busca fomentar o desenvolvimento de estratégias metodológicas para o ensino na perspectiva da inclusão escolar. “O objetivo é trabalhar na formação inicial de professores de diversas áreas, focando nas questões da acessibilidade educacional, sob o ponto de vista da legislação vigente, de pressupostos da educação inclusiva e do Desenho Universal para a Aprendizagem e partir disso abordar recursos e estratégias metodológicas nesse contexto, explica a professora Renata. O curso leva em consideração o percurso traçado pelas pesquisadoras em experiências colaborativas anteriores desenvolvidas junto a alunos dos cursos de licenciatura da USP, campus de São Carlos.
Desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Centro de Tecnologia Especial Aplicada (CAST), nos Estados Unidos, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um modelo pedagógico que busca garantir o acesso à aprendizagem para todos os estudantes, reconhecendo a diversidade como parte natural das salas de aula. “Está cada vez mais evidente a necessidade de pensar um ensino acessível para todos, e o Desenho Universal para a Aprendizagem trabalha exatamente nessa linha. Eu preciso conhecer meus alunos, entender suas especificidades, considerar as mesmas e também o contexto da sala de aula de forma geral; a então pensar em recursos e estratégias metodológicas que permitam atingir todos eles”, complementa Renata.
O DUA propõe múltiplas formas de motivar estudantes, apresentar conteúdos e avaliar a aprendizagem, valorizando a diversidade e promovendo inclusão desde o planejamento até o chão da sala de aula. Segundo a pós-doutoranda Priscila, a proposta do curso não se restringe à discussão teórica ou conceitual sobre inclusão escolar. Ela destaca que o foco está em promover também uma formação prática. “Nossa ideia é compartilhar a experiência de construção e delineamento de estratégias metodológicas, e de pensar em recursos materiais, focando na acessibilidade educacional. Porque garantir o acesso é mais do que inserir o aluno com deficiência ou alguma condição neurodivergente – dentro da sala de aula, mas lidar com as questões do ensino em atenção às suas especificidades e necessidades de aprendizagem que é um processo complexo”, afirma.
Os conteúdos ficarão disponíveis na plataforma AVA Moodle USP (ambiente online), podendo ser acessada em qualquer horário para acompanhamento das aulas e realização das tarefas. O período de realização vai de 27 de maio a 17 de junho. Para ser aprovado, é necessário ter frequência e participação mínima de 75% e nota mínima 7 nas atividades propostas (tarefas).
As inscrições iniciaram-se em 01/05/25 e vão até 20/05/25.
Confira as quatro unidades em que se divide o conteúdo do curso:
- A formação de profissionais da educação para a acessibilidade educacional: aborda a formação de professores para a inclusão escolar, destacando os fundamentos legais da educação especial e a importância de uma formação docente, tanto inicial quanto continuada,na perspectiva da cultura de colaboração.
- Acessibilidade na educação e inclusão escolar sob os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem: apresenta os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem como base para tornar o ensino mais acessível, incentivando práticas que permitam a participação ativa e diversa dos estudantes no processo de aprendizagem.
- Especificidades educacionais e estratégias metodológicas possíveis: foca nas características e especificidades de estudantes com deficiência e neurodivergência, propondo estratégias metodológicas que respeitem suas particularidades e reduzam barreiras no ambiente escolar.
- Educação em perspectiva inclusiva e bilíngue: discute a educação inclusiva em perspectiva bilíngue, com ênfase na surdez e na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e no papel de diferentes profissionais envolvidos na educação de estudantes surdos.

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um modelo pedagógico que busca garantir o acesso à aprendizagem para todos, reconhecendo a diversidade como parte natural das salas de aula. (crédito da imagem: Freepik)
Por Raquel Sampaio, da Fonte Comunicação Científica
Acessibilidade educacional em processos de ensino e aprendizagem na formação inicial do professor: curso de extensão
Onde: modalidade online (plataforma AVA Moodle USP)
Público-alvo: alunos de cursos de licenciatura; professores da educação básica e superior.
Inscrições até dia 20 de maio, por meio do Sistema Apolo da USP neste link: https://icmc.usp.br/e/0112d
Prazo para realização das atividades: de 27 de maio a 17 de junho
Mais informações: https://icmc.usp.br/e/18b78