Dos cinco pesquisadores empossados, dois são da USP – Maurício Roberto Cherubin, da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e Pedro da Silva Peixoto, do Instituto de Matemática e Estatística (IME)
Nesta terça-feira, 29 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) empossou os novos afiliados da região de São Paulo. A cerimônia foi realizada na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, e contou com a participação de pesquisadores e dirigentes da Universidade e da ABC.
Dentre os mais novos afiliados da Academia estão dois pesquisadores da USP: Maurício Roberto Cherubin, da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e Pedro da Silva Peixoto, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), além de Anderson Fernandes de Brito, do Instituto Todos pela Saúde; Bruno Campos Janegitz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Leonardo Tomazeli Duarte, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A categoria de membros afiliados foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores de excelência, com até 40 anos, das seis regionais previstas pela ABC (Norte, Nordeste e Espírito Santo, Minas Gerais e Centro-Oeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nessas regiões.
Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região, para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas por uma Comissão de Seleção presidida pelos vice-presidentes de cada região.
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior elogiou a iniciativa de reconhecimento da ABC como forma de incentivo aos pesquisadores. “Esses jovens pesquisadores estão mudando a ciência do País e, certamente, serão inspirações para as próximas gerações de cientistas”, afirmou.
A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, salientou a importância do trabalho científico realizado pelos novos membros e destacou o pioneirismo da ABC como entidade científica nacional. “São 118 anos de história e dedicação à pesquisa e ciência, em parceria com os pesquisadores, que são essenciais à academia”, disse.
A cerimônia contou, ainda, com uma palestra magna do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH), Renato Janine Ribeiro, sobre ciência, ética e democracia.
Também prestigiaram a cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles; a vice-reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis; e o vice-presidente regional da ABC e professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Glaucius Oliva.
Por Julia Queiroz – Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto
Jornal da USP