O evento será realizado em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de dezembro
Entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2024, em São Paulo, será realizado o seminário de cerimônia de premiação do UI GreenMetric World University Ranking 2024 – Economia Circular e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na UI GreenMetric: Questões e Parceria Global, uma parceria entre a USP e a coordenação da UI GreenMetric. Confira a programação completa neste link.
O objetivo do seminário é partilhar as percepções sobre a implementação de políticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior e as abordagens para colaboração coletiva dentro da rede do UI GreenMetric World University Rankings. Além disso, o evento pretende avançar na construção de um projeto conjunto de pesquisa com foco na sustentabilidade, especificamente no campo da economia circular, e discutir oportunidades e planejamento de novos cursos conjuntos on-line.
A iniciativa é promovida pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP e os interessados podem fazer inscrição pelo formulário on-line, disponível clicando aqui.
UI GreenMetric
O UI GreenMetric World University Ranking é um ranking universitário mundial criado pela Universitas Indonésia (UI) em 2010 com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade dos campi. Com isso, pretende-se criar uma pesquisa on-line para retratar programas e políticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo. O ranking foi baseado, em termos gerais, na estrutura conceitual de Meio Ambiente, Economia e Equidade, e seus indicadores e critérios de ponderação pretendem ser aplicáveis a todos os parceiros.
Qualquer universidade comprometida com as questões de sustentabilidade pode participar do ranking anual da UI. Segundo o ranking divulgado pelo GreenMetric, em 2024, a USP é a oitava universidade mais sustentável do mundo.
A classificação tem como objetivos principais:
- Contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e ecocampi;
- Promover uma mudança social encabeçada pelas universidades no que tange à questão da sustentabilidade;
- Ser uma ferramenta de auto avaliação sobre a sustentabilidade do campus para instituições de ensino superior em todo o mundo;
- Informar os governos, as agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no campus.
Mais informações pelo e-mail: sga-rp@usp.br.
Por Jornal da USP