USP tem inscrições para bolsas de iniciação científica na graduação e no ensino médio

São três programas de bolsas oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); inscrições vão até 14 de junho

São três programas de bolsas que estão com inscrições abertas; implementação acontecerá em setembro deste ano – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e o Comitê Institucional do Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP têm inscrições abertas para três programas de iniciação científica da Universidade com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do governo federal, com vigência em 2024 e 2025. Eles são o programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM); o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti); e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af). As inscrições vão até 14 de junho. Os projetos serão avaliados pelas comissões de pesquisa e inovação, com distribuição em agosto e implementação das bolsas a partir de setembro.

O objetivo Pibic-EM é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. É preciso estar regularmente matriculado, durante a vigência da bolsa, no ensino médio ou profissional de escolas públicas e não estar cursando o último ano do ensino médio e/ou o último semestre do ensino profissional no momento da implantação da bolsa. As bolsas dessa modalidade têm valor de R$ 300,00 mensais.

O edital Pibiti busca estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. O objeto do projeto deve ser o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas, modelos de negócios, tecnologias sociais ou tecnologias digitais, preferencialmente de caráter multidisciplinar. Não há restrições quanto à idade, ao fato de um estudante já ser graduado por outro curso, e quanto ao semestre/ano de ingresso do estudante na instituição. O valor da bolsa é de R$ 700,00.

Já o Pibic-Af é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes de graduação do ensino superior. Os estudantes indicados para a bolsa Pibic-Af devem ter ingressado na USP por meio de ações afirmativas para PPI – Pretos, Pardos e Indígenas. É preciso apresentar bom desempenho acadêmico, conforme critérios estabelecidos pelas Comissões de Pesquisa e Inovação das Unidades. O valor da bolsa também é de R$ 700,00 mensais.

Na inscrição, é necessário apresentar o projeto resumido, que deve conter os objetivos da pesquisa, os resultados esperados, a metodologia a ser adotada e as atividades que serão desenvolvidas pelo aluno. Os estudantes selecionados receberão o valor mensal da bolsa para pesquisa durante o período de um ano, contabilizado a partir de setembro de 2024. Em contrapartida, entre outros compromissos, é necessário produzir um relatório final das atividades realizadas e apresentar sua produção em uma apresentação oral no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (Siicusp) da USP (exceto para ensino médio).

Inscrições: até o dia 14 de junho, às 12 horas
Divulgação dos Resultados: agosto de 2024
Implementação das Bolsas: setembro de 2024

Editais completos: Edital Pibic-EM 2024/2025Edital Pibic-Af 2024/2025 e Edital Pibiti 2024/2025